Society Naruto
Logue-se ou Registre-se
Society Naruto
Logue-se ou Registre-se
Society Naruto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Society Naruto

A lenda esta de Volta!
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar
Tópicos semelhantes
    Membros da Staff
    ADMs
    -Tenshi Takai
    -
    Rikudou Akiko
    Ninja do mês
    Ninja do mês:
    Senju Hoshi
    Organização dos Posts Moz-screenshotOrganização dos Posts Moz-screenshot-1

    Vencedores do mês passado:
    Hitsugaya



     

     Organização dos Posts

    Ir para baixo 
    AutorMensagem
    Origami Juny
    Chunnin|Konoha
    Chunnin|Konoha
    Origami Juny


    Número de Mensagens : 171
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 29/09/2009

    Organização dos Posts Empty
    MensagemAssunto: Organização dos Posts   Organização dos Posts Icon_minitimeSáb Out 03, 2009 11:53 am

    Citação :
    Citação :

    Texto 1:

    "olá sou o juny e venho-vos aqui apresentar uma aula chamada guia para a organizão dos posts é tipo um guia que vos vai ajudar a organizar os vossos posts e também vos vai ajudar a perceberem melhor a estrutura dum texto espero que gostem deixem comentários se quiserem obrigado"

    Citação :

    Texto 2:

    "Olá, sou o Juny e venho-vos aqui apresentar uma aula chamada 'Guia para a Organização dos Posts". É tipo um guia que vos vai ajudar a organizar os vossos posts e também vos vai ajudar a perceberem melhor a estrutura dum texto. Espero que gostem! Deixem comentários, se quiserem. Obrigado."

    Nota-se a diferença, não? Pois bem, o que pretendo com este guia é mesmo ajudar-vos a desenvolver um pouco a compreender mais a estrutura gramatical e a enfatização dos vossos posts. Há certas técnicas que ajudam a fazer dum texto mais apelativo e mais fácil de se ler. Normalmente recorre-se ao uso dos padrões HTML, ou seja, o bold, o itálico, o sublinhado, etc...Mas também se pode fazer uso dos parágrafos, ou seja, um texto enorme vai ser muito mais "bonito" se estiver separado. Se tiver, por exemplo, cem linhas e estiver separado em cinco blocos de vinte linhas e cada bloco tiver um assunto mais ou menos diferente, fica muito melhor do que um com cem linhas no total, sem estar nada separado. Portanto, vamos passar á acção.

    --..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..

    I - A pontuação

    A primeira regra a ter em conta é logo os sinais que dividem as palavras. Por exemplo, aquele texto em cima não tinha nada a separá-lo, logo, ficava demasiado confuso para alguém ler. Isso era, obviamente, muito descontando numa batalha a sério. Portanto, há que fazer bom uso dum dos vossos melhores amigos quando toca a separar as coisas uma das outras mas, ao mesmo tempo, ficar com elas juntas. Sendo assim, temos aqui uma pequenina definição dos sinais e de quando usá-los e em que situações:

    . - "Ponto Final". Serve para separar uma linha da outra. Ou seja, quando a linha acaba, é logo substituída para uma outra, e assim não pode ficar tudo junto. Temos de ter especial atenção em saber quando acaba a frase, para usar bem este sinal.

    , - "Vírgula". Dos ou o sinal mais preciso nos vossos textos. Esta ajuda para fazer como que uma "pausa" nas vossas frases. Ao contrário do ponto final, que muda logo tudo duma linha para a outra, a vírgula faz apenas uma pequena paragem, ou seja, ajuda a recuperar o fôlego nas leituras. É também usada para introduzir pequenos apartes que não necessitam de parênteses.

    ! & ? - "Ponto de exclamação" & "Ponto de Interrogação". Nem todas as frases ou linhas irão acabar em ponto final. Para tal, existem estes dois. O primeiro, como o nome indica, é usado para exclamar algo. Ou seja, quando tu gritas ou dizes algo bem alto, não vais usar um ponto final...usas um de exclamação. Já para o de interrogação é, obviamente, quando te interrogas sobre algo ou queres fazer uma pergunta.

    () - "Os Parênteses". Usados maioritariamente para apartes, estes também podem surgir quando alguém quer fazer um comentário off-topic num post de batalha. São, por vezes, essenciais.

    ... - "Reticências". Normalmente são utilizadas quando se deixa um assunto por decorrer, ou quando alguém vai interromper a fala do personagem a meio. No texto narrativo, seriam usadas mais para deixar algo em suspanse, com o objectivo de deixar o leitor a ver o que se vai passar a seguir. Em excesso, podem ser repetitivas.

    " - "As Aspas". Totalmente e definitivamente desrespeitadas neste fórum. A maior parte dos users começa as suas falas sem um bom par de aspas, o que está mal desde logo. Quando alguém diz algo, ou quer dar enfâse a uma palavra que pode não ter bem a ver com a definição, usa logo estas. São mais relevantes do que parecem...

    II - Os códigos HTML

    Bem, como nem tudo é feito por apenas uma coisa, a organização não se baseia apenas em frases bem construídas e feitas sintacticamente muito bem. Portanto, há que vir o aspecto gráfico. Há muitos códigos HTML, muitos mais do que no outro fórum, dos quais se destacam o bold, o itálico, o sublinhado, as cores e o tamanho das palavras. (Não vou entrar em detalhes sobre as fontes pois, pessoalmente, não as acho adequadas para a situação.)

    Bold - Serve para destacar algo que tenha maior importância que o resto do texto. Uma fala, por exemplo! Merece um maior destaque, já que está, a partida, em menor número de letras. Também se pode boldear algumas acções importantes ou ideais-chave do vosso RP.

    Itálico - Algo em itálico pode ser, por exemplo, o vosso pensamento. Normalmente, o itálico é usado para coisas que têm um aspecto "escondido", ou seja, que vão ser transmitidas indirectamente aos restantes utilizadores. É um bom apelo gráfico.

    Sublinhado - Quase que óbvio: apenas os assuntos de maior importância merecem ser sublinhados. Como tal, este é um recurso a que devem recorrer poucas vezes, mas quando recorrerem, tenham a certeza que ele vai ser o mais acertado para tal.

    Cores - Em posts normais, pouco, ou nada, devem ser utilizadas. Porquê? Porque a cor padrão é sempre a melhor, e, combinada com os aspectos em cima, deveria ser a única a estar presente numa obra séria. Agora, as cores podem ser utilizadas, por exemplo, em histórias ou em coisas mais longas que ao principio poderiam ser pouco apelativas. Mas, apenas se devem fundir com títulos ou algo de maior importância, pois no post em si arruina-o um pouco.

    Tamanho - Á partida, e tal como o sublinhado, devem ser de rara importância. Em guias, por exemplo, ou em histórias, deve se pôr em maior tamanho aquelas partes significativas, como títulos, nomes, etc e tal...E quando põem algo com tamanho, ponham-no sempre ao mesmo. Ou seja, numa história com dois títulos, uma não vai ter tamanho 16 e a outra tamanho 18. Descabido...

    Ir para o topo Ir para baixo
     
    Organização dos Posts
    Ir para o topo 
    Página 1 de 1
     Tópicos semelhantes
    -
    » Evento: Organização

    Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
    Society Naruto :: Principal :: Tutorial para novatos-
    Ir para: